Siga nas redes sociais

UFT está com inscrições abertas para o Mestrado em Histórias das Populações Amazônicas

São ofertadas 18 vagas para o Mestrado em História das Populações Amazônicas, sendo quatro dessas vagas reservadas para cotas indígenas, afrodescendentes e quilombolas. O Mestrado é ofertado gratuitamente pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), no Câmpus de Porto Nacional e as aulas serão 50% presenciais e 50% remotas.

Os interessados devem se inscrever até o dia 05 de março, exclusivamente pelo e-mail [email protected]. A taxa de inscrição é de R$100,00. Todos os detalhes de como gerar o boleto e os documentos que devem ser enviados no ato da inscrição, encontram-se no edital de seleção.

 

Saiba mais sobre o curso

 

O Mestrado tem como área de concentração: História e Cultura das Populações Amazônicas e conta com duas linhas de pesquisa: “  – Memórias,   patrimônios   e organização dos espaços culturais amazônicos” e “Ensino  e  fontes  das  diversidades culturais amazônicas”. A  primeira linha  tem  como  foco  a  realização  de  pesquisas  tanto  sobre  a  história  e cultura   das   populações   amazônicas   quanto   sobre   a   organização   de arquivos   relacionados   às   memórias   das   populações   tradicionais   e sistematização   de   documentos   que   formam   o   patrimônio   cultural   de movimentos  políticos,  sociais  e  culturais,  tais  como:  agrário,  educacional, religioso e jurídico por meio de fontes históricas diversas (oficiais/privadas, orais).

A segunda se ocupa dos saberes envolvendo as populações amazônicas como a formação de profissionais em educação, com a capacitação de trabalhadores em arquivos, bibliotecas, museus, sindicatos e agremiações sociais, bem como com instituições públicas e privadas compromissadas   com   as   populações   tradicionais.  A   linha   destaca   a importância da composição das fontes para a identificação, interpretação e escrita da história.

Compartilhar nas redes sociais
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram

Artigos relacionados

Notícias Em destaque

Pular para o conteúdo