Siga nas redes sociais

UMA será apresentada como proposta de política pública


Na próxima quinta-feira, 10, a partir das 16h, o programa de extensão da Universidade Federal do Tocantins, a Universidade da Maturidade, será apresentado à ministra Maria do Rosário Nunes, da Secretaria Especial de Direitos Humanos do Governo Federal, como proposta de política pública educacional e social para idosos. Participarão da reunião, que será no gabinete ministerial, o reitor, Alan Barbiero; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Márcio da Silveira; a coordenadora da UMA, professora Neila Osório; e o vice-coordenador do programa, professor Luiz Sinésio Neto.


Conforme os coordenadores, a UMA hoje está presente em onze cidades, sendo dez polos no Tocantins e um em Campina Grande (PB). No Estado, a UMA está presente nas cidades onde a UFT mantém unidades (Araguaína, Arraias, Gurupi, Miracema, Palmas, Porto Nacional e Tocantinópolis), e ainda em Tocantínia, Brejinho de Nazaré e Miranorte. Atualmente em torno de 1,6 mil alunos da terceira idade participam das diversas atividades acadêmicas e lúdicas propostas pela UMA.


8"Além de o programa ter sido implantado considerando os níveis sócio-econômicos e culturais da nossa região, conseguimos também interiorizá-lo, o que é bastante incomum", pontua o vice-coordenador, Neto. A coordenadora, professora Neila, enfatiza que a UMA tem seis anos de existência e já conta com quatro cursos de pós-graduação com sete turmas já formadas. "Podemos dizer que a UMA é uma referência", ressalta.


Entenda mais

A Universidade da Maturidade enseja uma proposta pedagógica, voltada à melhoria da qualidade de vida da pessoa adulta e dos idosos, e visa à integração dos mesmos com os alunos de graduação, identificando o papel e a responsabilidade da Universidade em relação às pessoas de terceira idade. Atende pessoas com idades acima de 45 anos, com atividades acadêmicas, físicas, culturais e sociais.


 

Compartilhar nas redes sociais
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram

Artigos relacionados

Notícias Em destaque

Pular para o conteúdo