Siga nas redes sociais

UVCZ inicia ações de educação em saúde contra malária e doença de chagas

Foto: Divulgação

Em alusão às datas de prevenção e combate a malária e doença de chagas que acontecem neste mês de abril, a Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) iniciou nesta quarta-feira, 10, as ações de educação em saúde sobre as enfermidades. A primeira atividade foi realizada nesta manhã para turma do 9º ano da Escola Municipal Mestre Pacífico Siqueira Campos, localizada na Arno 44 (409 Norte), com uma palestra educativa e exposição dos vetores.

O cronograma prevê ainda palestras e exposição dos insetos nas escolas e no Centro de Referência da Assistência Social (Cras), panfletagem em praias e visita técnica para abordagem de fluxos e protocolos das doenças para enfermeiros e médicos nas Unidades de Saúde da Família (USFs). De acordo com o biólogo e coordenador da entomofauna da UVCZ, Anderson Brito, os locais escolhidos para as atividades são próximos de mata ou áreas que são propícias de encontrar o anofelino, mosquito que transmite a malária e o barbeiro, hospedeiro da doença de chagas.

A estudante Bianca Oliveira Rodrigues, 14 anos, gostou de aprender mais sobre as doenças. Ela conta que já tinha ouvido falar sobre elas nos jornais, mas de forma mais superficial. “Eu não me preocupava tanto porque eu não via falar muito, eu só via falar o nome, mas não sabia que era tão perigoso assim e que podia acabar matando algumas pessoas. Agora vou tomar muito cuidado e adotar alguns hábitos como usar roupas longas, passar repelente e cuidar mais do quintal”, contou.

O aluno Caio Gabriel de Jesus Ribeiro, também de 14 anos, parabeniza a palestra por ter sido clara, dinâmica e bastante informativa. “Eu conhecia vagamente sobre essas doenças e nunca tinha tido a oportunidade de ver esses vetores, ainda mais no microscópio. Eles explicaram que a recriação é muito rápida e pode acontecer em objetos pequenos igual o mosquito da dengue, então é redobrar ainda mais todos os cuidados”.

Cronograma das atividades

12/04 no período vespertino – Visita técnica para abordagem de fluxos e protocolos das doenças para enfermeiros e médicos na USF Walter Pereira Morato (Taquaruçu)
19/04 a partir das 17 horas – Panfletagem na Praia da Graciosa
22/04 a partir das 7h30 – Palestra e exposição dos vetores na USF Walterly Wagner José Ribeiro (Taquaruçu Grande)
23/04 a partir das 9h30 – Palestra e exposição de vetores na Escola de Tempo Integral (ETI) Daniel Batista (Arne 64 – 508 Norte)
25/04 a partir das 8 horas – Palestra e exposição de vetores na ETI Marcos Freire (assentamento São João)
26/04 a partir das 17 horas – Panfletagem na Praia da Graciosa
29/04 a partir das 9 horas – Palestra e exposição dos vetores na USF ETI Fidêncio Bôgo (loteamento Marmelada)
30/04 a partir das 7h30 – Palestra e exposição dos vetores no Cras Taquari

Compartilhar nas redes sociais
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram

Artigos relacionados

Notícias Em destaque

Pular para o conteúdo