Siga nas redes sociais

Vice-presidente celebra bons resultados econômicos e aumento histórico na renda dos trabalhadores

Ao lado do presidente Lula e mais oito ministros, Alckmin destaca programas do governo para fortalecimento da indústria - Foto: Ricardo Stuckert/PR

Os programas para fortalecimento da indústria e os bons resultados econômicos do primeiro ano de governo foram os destaques da fala do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, durante evento em Porto Alegre (RS), na manhã desta quinta-feira (15/3), ao lado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e de outros oito ministros.

O objetivo do evento foi apresentar os investimentos do governo federal no Rio Grande do Sul no âmbito do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com obras e ações nas áreas de saúde, educação, infraestrutura, habitação, saneamento, abastecimento e urbanização.

“Encerrado um ano do governo do presidente Lula, o desemprego caiu 7,6%, o dólar caiu, o risco Brasil caiu; subiu o PIB, subiu a bolsa, o emprego, subiram as exportações”, celebrou Alckmin. “E o Rio Grande do Sul é um estado fortemente exportador”.

O ministro comemorou ainda o crescimento de 11,7% na renda dos trabalhadores em 2023, segundo cálculos do IPEA com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio do Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “É maior crescimento de renda desde o Plano Real”, lembrou.

Alckmin falou ainda sobre as medidas de estímulo do governo aos setores industriais com presença no estado, como o aumento da porcentagem de biodiesel no diesel, que passou de 10% para 14%; o incentivo à indústria química pela retomada do Reiq ; a modernização do parque industrial pela depreciação acelerada ; o Brasil Mais Produtivo , para digitalização de micro, pequenas e médias empresas industriais; e o Mover , com incentivos de R$ 19,3 milhões para descarbonização do setor automotivo.

“O presidente Lula criou o Mover, e a indústria automotiva, que estava há uma década meio devagar, anunciou R$ 107 bilhões de investimentos que vão gerar emprego, renda e oportunidade para a nossa população”, concluiu Alckmin.

Defesa da democracia

Durante o evento, apresentaram programas do governo federal para o Rio Grande do Sul os ministros Rui Costa (Casa Civil), Nísia Trindade (Saúde), Camilo Santana (Educação), Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional) e Jáder Filho (Cidades). Também estavam presentes Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar).

Em sua fala, o presidente Lula destacou a determinação de que as demandas regionais sejam atendidas de maneira direta e republicana, sem distinção partidária ou ideológica, fazendo ainda uma longa fala em defesa da democracia, da harmonia na política e da importância das políticas de inclusão.

“Eu tenho o compromisso de recuperar este país economicamente, de dar civilidade àqueles que não têm civilidade, recuperar o humanismo e fazer com que as pessoas que foram esquecidas historicamente tenham vez e voz neste país”.

Confira a íntegra da cerimônia:

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC)

Compartilhar nas redes sociais
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram

Artigos relacionados

Notícias Em destaque

Pular para o conteúdo