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Segunda fase da avaliação educacional é aplicada na rede municipal de ensino de Palmas

Cerca de 33 mil estudantes de toda a rede municipal participam dessa etapa da avaliação - Foto: Divulgação

A segunda fase do Sistema de Avaliação Educacional de Palmas (Saep) acontece nesta quarta e quinta-feira, 24 e 25, em toda a rede municipal de ensino da Capital. Cerca de 33 mil estudantes participam desta etapa da avaliação, que compreende os componentes curriculares de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas, para alunos do 1º ao 9º anos do ensino fundamental.

Nesta quarta-feira, 24, a aplicação das provas está sendo realizada nas Escolas de Tempo Integral (ETIs) e nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), que atendem turmas de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Já na quinta-feira, 25, as provas serão aplicadas aos estudantes matriculados nas unidades de atendimento parcial. As avaliações começam a ser aplicadas às 8 horas para as turmas matutinas e às 14 horas para as turmas do vespertino.

Na ETI Luiz Nunes de Oliveira, localizada no distrito de Buritirana, 161 alunos participam da avaliação que, além de avaliar o desempenho dos estudantes quanto aos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, também prepara os alunos para as avaliações externas, a exemplo do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Segundo o diretor de Avaliação e Estatística da Semed, Cirlley Bandeira, o Saep é um sistema já consolidado na rede, que foi criado para avaliar os conhecimentos adquiridos pelos alunos matriculados no ensino fundamental, tomando como base os descritores da matriz curricular de referência do Ministério da Educação e do Documento Curricular do Tocantins. “As provas são elaboradas em conformidade com o Documento Curricular do Tocantins e servem para avaliar os conteúdos trabalhados junto aos alunos ao longo do ano letivo”, destacou.

Saep

As avaliações do Saep são caracterizadas como externas e têm como finalidade fornecer informações consistentes, periódicas e comparáveis sobre a situação da Educação Básica/Ensino Fundamental, que sejam capazes de orientar os agentes educacionais quanto ao monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade do ensino.

O Saep é realizado desde 2012 pela Secretaria Municipal da Educação (Semed). Os resultados permitem identificar as dificuldades específicas dos alunos em relação ao currículo e observar se apresentam ou não habilidades e pré-requisitos para os processos de ensino e aprendizagem.

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