Siga nas redes sociais

Tocantins troca experiências na Paraíba e conhece projetos que visam fortalecer ações de Polícia Comunitária no Estado

A filosofia de Polícia Comunitária aproxima a comunidade e as forças de segurança no combate à criminalidade - Foto: Ascom 4º BPM-PB

Representando a Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP/TO), o diretor de Polícia Comunitária, tenente-coronel Carlos Magno Gomes da Costa esteve em Guarabira, na Paraíba, em agenda de fortalecimento de relações institucionais e de aprimoramento dos conhecimentos relacionados às práticas de Polícia Comunitária.

A Polícia Comunitária é um modelo de policiamento que se concentra na colaboração entre a comunidade e as forças policiais para prevenir e combater problemas locais de segurança. Em Guarabira, o contato com a comunidade ocorre por meio da Polícia Solidária, que concentra os projetos sociais.

Em visita ao 4º Batalhão de Polícia Militar da cidade, o diretor de Polícia Comunitária foi recebido pelos oficiais que atuam no quartel,  acompanhados do comandante do Policiamento Regional 3, coronel Rogério Damasceno Bernardo, comandante do Batalhão, tenente-coronel Sinval Albuquerque da Silva e do coordenador da Polícia Solidária, major Darci Costa.

“Nós ficamos muito honrados e felizes por receber a visita de um oficial superior do Tocantins para podermos estreitar ainda mais os laços e por saber que, o que fazemos aqui, pode inspirar outros estados a fazerem o mesmo. A troca de experiências enriquece ambos os lados”, disse o comandante Sinval, que fez questão de entregar uma placa do batalhão em agradecimento pela visita.

Após a visita ao quartel e depois de conhecer a realidade local, o diretor de Polícia Comunitária visitou comunidades periféricas onde são desenvolvidos os projetos. Em uma delas, viu de perto dezenas de crianças carentes sendo atendidas pelo projeto Lutando pela Paz, que oferece aulas de jiu-jitsu duas vezes por semana.

“É muito gratificante ver de perto que projetos como este dão certo, que essas crianças poderiam estar ociosas, vulneráveis ao crime, mas estão tendo a oportunidade de praticar um esporte e ocupar suas mentes. Isso é muito importante porque essas crianças serão os adultos de amanhã “, lembrou o diretor.

Já à noite, o diretor esteve na cidade de Sertãozinho onde participou da abertura da Semana de Arte e Cultura, que acontece em comemoração aos 29 anos de emancipação política do município.

O show inicial ficou por conta das crianças que participam do projeto Nota Solidária, desenvolvido pela PM na cidade de Duas Estradas, mas que já está sendo expandido.

“Estou realmente encantado com a dedicação dos militares ao social e com o talento dessas crianças. Com certeza levaremos todas essas experiências ao Tocantins e trabalharemos para fortalecer essas políticas através da Diretoria de Polícia Comunitária, que preza pelo relacionamento direto com a comunidade”, destacou o diretor.

O coordenador de Polícia Solidária, major Darci Costa ainda lembrou que, a exemplo desses projetos, também são desenvolvidos o Bola Solidária e o Natação Solidária. “É imensurável a importância dessas ações para vida dessas crianças. No contraturno da escola eles estão sendo cuidados, atendidos, aprendendo algo útil, cuidando da saúde e, o mais importante, estão afastados da criminalidade. Esse é nosso maior objetivo e ficamos muito satisfeitos de receber o Tocantins para conhecer essas iniciativas. Continuaremos à disposição para contribuir no que for necessário”, reforçou o major.

Compartilhar nas redes sociais
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram

Artigos relacionados

Notícias Em destaque

Pular para o conteúdo